Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing. Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, além de partir de um pouco de storytelling para ajudar a sua equipe de marketing a criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.

Público alvo e persona: Diferença e definições

Vamos te ajudar a entender a diferença do público-alvo e persona, dúvida que muita gente tem e se questionam sempre.

Público-alvo

O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Ele costumava ser o 1º passo para iniciar uma campanha de marketing.

Geralmente o público-alvo traz informações como:

Estado civil; Formação; Gênero; Hábitos de compra; Idade; Profissão; e região do país.

Com os novos hábitos de consumo e a riqueza de informação e segmentação que o marketing digital oferece, é necessário uma percepção mais precisa do consumidor e das suas aspirações para que as campanhas sejam realmente eficientes.

Quais são os benefícios e quando usá-lo

Principalmente nas fases em que é preciso criar produtos e estudar o mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial por exigir menos pesquisa do que as opções mais completas e dar um panorama do cliente ideal.

Como descobrir o público-alvo do meu produto

Para facilitar o processo de descobrir qual é o público-alvo do seu produto, você pode responder a algumas perguntas:

– Seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?

– Em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?

– Esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres?

– Qual é a idade dos seus consumidores?

– Qual é a idade ou a geração para a qual se destina o produto?

– Com qual frequência consome o produto?

Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil fazendo uma pesquisa entre eles para identificar esses padrões.

Mas, se o seu caso for um novo produto ou público, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor.

O que é persona?

As personas têm se mostrado como uma boa solução para as novas necessidades do consumidor conectado.

Uma das melhores definições de persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.

Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente.

Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:

Um nome fictício, para facilitar a co nexão; Profissão; Hábitos de compra; Estilo de vida; Redes sociais favoritas; Hobbies; Valores; Dores relacionadas ao seu produto; Dúvidas e ambições.

Quais são os benefícios e quando usar a persona

Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações e insights poderosos para melhorar os resultados.

Ao contrário do público-alvo, a persona pode ser usada em todas as etapas de vendas e marketing e até mesmo na prototipação de um produto.

A persona foca no tomador de decisões, isto é, quem vai contratar o serviço e que deve ser o foco das campanhas de marketing.

Como descobrir a persona do meu negócio

Personas não podem ser baseadas em achismos. Apesar de ser uma representação semifictícia, é preciso que sua persona seja fundamentada em dados de seus compradores ou do mercado

Qual é a diferença entre público-alvo e persona?

Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing.

Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, além de partir de um pouco de storytelling para ajudar a sua equipe de marketing a criar mais empatia e visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.

A persona é uma das ferramentas de marketing mais poderosas para o seu negócio, por aperfeiçoar o público-alvo e oferecer uma análise mais completa para sua equipe.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, siga essas dicas. Nós da Infinitto, podemos te ajudar!

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