As cores chamam atenção, influenciam no reconhecimento da marca e podem ser responsáveis pela aceitação ou rejeição das pessoas. Elas estão diretamente relacionadas à forma pela qual enxergamos o mundo.

Psicologia das cores e a influência no seu negócio

Neste artigo você entenderá sobre a psicologia das cores e a influência no seu negócio.

Os empreendedores possuem uma característica em comum: a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas oferecendo algum produto ou serviço que atenderá alguma necessidade específica.

É claro, considerando as milhares de marcas no mercado, temos um fato: apenas uma minoria conquistará o alcance, o público e o valor de uma empresa como a Coca-Cola que lembramos dela só de olhar qualquer latinha vermelha e ao olha por outro lado, também podemos observar o quanto a parte visual de uma marca é importante para consolidá-la no mercado e fixá-la na memória das pessoas.

PSICOLOGIA DAS CORES

Em meio a tantas empresas disputando pela atenção, fidelização e lealdade do público, a escolha estratégica das cores é uma estratégia para captar sua atenção.

Quando você não conhece uma marca, quais aspectos sensoriais você analisa antes de fazer a escolha? Estudos apontam que a grande maioria das pessoas afirmam que a identidade visual do produto e/ou da marca é um fator decisivo no momento de compra.

As cores chamam atenção, influenciam no reconhecimento da marca e podem ser responsáveis pela aceitação ou rejeição das pessoas. Elas estão diretamente relacionadas à forma pela qual enxergamos o mundo.

Veja o significado das cores e como elas causam impacto:

  • AZUL

Representa tecnologia, saúde, purificação, acolhimento, frescor e paciência. Transmite calma, segurança e confiança. Aumenta a criatividade e produtividade.

  • VERMELHO

Representa prazer, sensualidade, paixão, entusiasmo, força, energia, liderança, intensidade e perigo. Transmite calor, confiança e proteção do medo/ansiedade.

  • AMARELO

Representa concentração, disciplina, lucro, inteligência, sorte, alegria, motivação e comunicação. Transmite credibilidade, otimismo, esperança, transparência. Ajuda a estimular a concentração e desenvolver o intelecto.

  • VERDE

Representa equilíbrio, natureza, fertilidade, juventude, riqueza, esperança, possibilidade, abundância e estabilidade. Transmite tranquilidade, harmonia, frescor e vitalidade. Está ligada à saúde e coerência.

  • LARANJA

Representa mudança, expansão, dinamismo, generosidade, aconchego, energia, criatividade, alegria e excitação. Estimula a área do cérebro que responde pela necessidade de repetição da experiência prazerosa. É uma cor amigável e convidativa.

  • ROXO

Representa mistério, sensatez, velocidade, inovação, concentração, sucesso, sabedoria e idealismo. Está relacionada a área do cérebro ligada ao planejamento de ações, resolução de problemas e pensamento abstrato.

  • PRETO

Representa elegância, poder, modernidade, sofisticação, anonimato e força.

A Psicologia das Cores no Marketing

92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual (cor, design, forma) é o fator de influência número um que afeta a decisão de compra (sobre gosto, cheiro ou outros sentidos).

Estudos sugerem que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto dentro de 90 segundos da visualização inicial; até 90% dessa avaliação é baseada somente em cores.

A cor pode melhorar a leitura em 40%, o aprendizado de 55 a 78% e a compreensão em 73%.

Indico sempre testar as melhores combinações de cores para construir a sua marca e existe várias ferramentas gratuitas e bem bacanas que podem te auxiliar nessa identidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida, estamos a disposição.

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