Talvez você já saiba o que é marketing boca a boca e até já o utilize em suas operações de vendas. O marketing boca a boca também é conhecido como Buzz Marketing, termo surgido nos Estados Unidos para designar a propaganda espontânea para uma empresa e para seus produtos ou serviços. Essa promoção vem, principalmente, a partir dos clientes do negócio, que divulgam boca a boca sua satisfação e, assim, incentivam vendas.

O que é marketing boca a boca e por que ele vale tanto para as empresas?

Você já passou por alguma situação em que quis contar para todos os cantos um problema que teve com determinada empresa? Fazemos questão de contar quando somos mal atendidos ou quando um produto não funciona como deveria. Ao mesmo tempo, compartilhamos com a nossa rede de relações quando somos surpreendidos positivamente. O marketing boca a boca é a maneira mais simples e eficaz de vender.

Marketing boca a boca: indicações que valem muito.

Talvez você já saiba o que é marketing boca a boca e até já o utilize em suas operações de vendas.

Ele também é conhecido como Buzz Marketing, termo surgido nos Estados Unidos para designar a propaganda espontânea para uma empresa e para seus produtos ou serviços. Essa promoção vem, principalmente, a partir dos clientes do negócio, que divulgam boca a boca sua satisfação e, assim, incentivam vendas.

Onde está o valor do marketing boca a boca atualmente?

Falamos na redução do investimento em publicidade tradicional como benefício trazido pelo marketing boca a boca, mas as vantagens em apostar nessa estratégia não param por aí.

As principais razões para utilizar o Buzz Marketing:

  • Escalabilidade via canais digitais

Se antigamente o marketing boca a boca precisava acontecer em interações pessoais, no máximo alcançando pequenos grupos, hoje existe um potencial de escalar as recomendações a nível global a partir de canais digitais.

Hoje, podemos decidir a compra de um novo aparelho smartphone lendo experiências de usuários de todo o mundo, dando igual valor a cada uma delas.

  • Baixo custo de aquisição

Ele, de certa forma, pode ser considerado um canal orgânico para aquisição de clientes. Isso porque são os consumidores que fazem boa parte do processo de conquista de um novo comprador.

  • Alta taxa de conversão

Uma vez que as indicações e as avaliações positivas são cada vez mais levadas em conta na hora de adquirir um produto ou serviço, as empresas que apostam neste marketing se beneficiam também de uma melhoria na taxa de conversão para suas vendas.

Melhores práticas para marketing boca a boca

  • 1. Ir além das expectativas

Surpreender o cliente é uma das técnicas de marketing boca a boca mais eficazes. Use sua criatividade, personalização e tenha como objetivo engajar, não de vender.

Um exemplo muito bom para esta prática é o que o Nubank fez desde o início de suas operações no Brasil. Cartas escritas a mão pelos funcionários, presentes personalizados, suporte com qualidade além da esperada para um banco.

  • 2. Ter realmente uma solução de valor

Qualidade no produto ou serviço é essencial, ou seja, se o posicionamento é como solução de baixo custo, entregue realmente o melhor custo ao cliente. Agora, se for qualidade única da solução, não deixe de forma alguma seu cliente na mão.

  • 3. Saber o que pensam da sua empresa

Saber o que seus clientes pensam de sua empresa e de seu produto ou serviço é o termômetro para entender a capacidade de gerar vendas pelo marketing boca a boca. Que tal realizar pesquisas? Podem surgir oportunidades para melhoria nas soluções oferecidas ao mercado e no atendimento realizado pela equipe.

  • 4. Crie conteúdos virais

Aposte em formatos criativos e conteúdo que mostra a essência de sua marca, mas sem necessariamente vender seu produto ou serviço.

  • 5. Invista em influenciadores

São excelentes aliados na hora de realizar uma estratégia pelo “boca a boca”. Por serem acompanhados de perto por seus públicos, o que eles recomendam em suas redes sociais também passa a ser objetivo de desejo, com uma forte recomendação.

E então…

Se há valor no marketing boca a boca, é hora de aproveitar.

Todas as empresas desejam que seu produto ou serviço estejam “na boca do público”, com todos os benefícios que isso traz. E, se a sua empresa ainda não desenvolve marketing boca a boca de forma estruturada, está na hora de começar!

Ações para maior visibilidade para a marca, avaliação contínua da satisfação do cliente e programas de incentivo têm potencial de transformar os resultados de uma área de vendas.

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