Os neurônios-espelho nos fazem imitar mutuamente os comportamentos de consumo dos outros. Assim, se vemos alguém com um produto diferente, nossos neurônios-espelho desencadeiam em nós um desejo de ter aquele produto. O comportamento de outras pessoas afeta nossa experiência de consumo e, em última instância, influencia nossas decisões de compra.

Neuromarketing: Neurônios-espelho e o Marketing

Qual a relação entre o neurônios-espelho e o marketing?

Os neurônios-espelho são ativados quando se observa uma ação sendo realizada, sendo o motivo de imitarmos involuntariamente o comportamento de outras pessoas. Na prática, quando assistimos alguém fazendo algo, é como se nós mesmos estivéssemos realizando tal atividade.

Ou somos influenciados, como, por exemplo, quando vemos alguém bocejar, bocejamos.

E o que os neurônios espelho tem a ver com o marketing?

Os neurônios-espelho nos fazem imitar mutuamente os comportamentos de consumo dos outros. Assim, se vemos alguém com um produto diferente, nossos neurônios-espelho desencadeiam em nós um desejo de ter aquele produto.

O comportamento de outras pessoas afeta nossa experiência de consumo e, em última instância, influencia nossas decisões de compra.

Isso também explica fenômenos como os unboxings da vida. Ou seja, sentimos que estamos nós mesmos abrindo os produtos quando vemos vídeos de unboxing. Assim, os neurônios-espelho e o marketing explicam movimentos de consumo tanto de produtos como de conteúdo no YouTube, por exemplo.

Neurônio-Espelho, Marketing e Dopamina

Comprar pode se tornar um vício e é fato que sim, o consumo libera felicidade, mesmo que por um prazo curto.

O que é feito hoje pelas lojas é a sensação de pertencimento. Ao comprar de uma marca forte, que se utiliza de pessoas bonitas e ambientes vistosos, o consumidor se sente “um deles”. Sente-se mais popular e melhor devido aos neurônios-espelhos.

E isso, claro, libera dopamina, que gera prazer, pois a pessoa se identifica como a outra, mesmo que por um curo prazo de tempo.

Esses neurônios-espelho também explicam a popularidade de jogos como The Sims ou Guitar Hero. A pessoa se sente vivendo aquela vida e se sente um rei do rock, mesmo que momentaneamente.

4 dicas de como usar Neurônios-Espelho para estimular o consumo

Não é imaginário, é real, físico. Nosso cérebro tem um sistema, ao qual chamam de Neurônios-Espelho que nos faz querer ter o que o outro tem ou ser como o outro é. Pois é, isso é conhecido como “inveja” ou, para dizer de forma mais gentil, somos “repetidores da realidade alheia”.

Se o cérebro humano tem essa ação involuntária de imitar o que o outro está fazendo, ele também vai querer usar o que o outro está usando, e está aí uma grande ferramenta de marketing para você usar em suas campanhas.

Veja algumas dicas:

  • MENOS PRODUTOS, MAIS USUÁRIOS

Em campanhas de marketing mostre pessoas felizes e sorridentes “usando” o seu produto/serviço. Isso vai funcionar e despertar mais interesse do que uma foto estática do seu produto acompanhada da lista de benefícios que ele tem. Marcas com Havaianas, Sundown e Coca-Cola usam muito esse formato de campanha. E é uma dica também funciona bem pra empresas de vestuário, ao invés de tirar uma foto do manequim vestido, faça fotos de uma modelo usando suas peças.

  • FAÇA A PERGUNTA-CHAVE

Para incrementar a estratégia, responda à pergunta: por que as pessoas compram o meu produto? Mas responda como se fosse um neurônio-espelho.

As pessoas não compram bicicletas para se exercitar e perder barriga. Isso é um efeito colateral. Elas compram bicicletas para se sentirem jovens de novo, driblar o engarrafamento, para não ter que se preocupar com taxa de estacionamento. Entendeu?

Descubra por que as pessoas compram o que compram, descubram qual mensagem subliminar desperta os neurônios-Espelho nelas e use isso em suas campanhas.

  • FAÇA OS OUTROS SABEREM QUEM JÁ É SEU CLIENTE

Mostre quem já é seu cliente: fotos nas redes sociais, cases de sucesso nos blogs, depoimentos em vídeos no youtube. Use tudo o que a tecnologia dispõe para mostrar quem já “se deu bem” comprando de você ou contratando seus serviços.

Cabeleireiros e clínicas de estética fazem muito isso: usam as redes sociais para postar fotos de seus clientes com o novo visual. E isso faz muito sucesso.

Se você está no ramo de serviços, imóveis, por exemplo, faça registros e divulgue fotos e artigos com cases de seus clientes. Não tem campanha de marketing melhor para você do que o sorriso de um cliente satisfeito, como eu disse na primeira dica.

  • PRESENTEI CLIENTES VIPs

Independente de ser data comemorativa ou não, distribua brindes e amostras grátis para clientes estratégicos. Ofereça uma amostra grátis ou uma pequena degustação dos seus produtos. E não é para qualquer cliente. É para uma seleta lista de Clientes Especiais. Use um critério de seleção justo: foi o cliente que mais comprou no mês passado, ou está conosco desde o começo da loja, ou é o cliente que mais indica outros clientes para você etc. É importante que o cliente presenteado saiba por que está recebendo aquele brinde para que se sinta honrado e, claro, repita a ação em outras oportunidades.

E não esquece de divulgar essas ações em suas redes sociais para que seus outros clientes vejam e, atiçados pelos neurônios-Espelho, façam por onde se tornarem VIPs também.

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