A mídia paga nasceu de uma necessidade maior das empresas impulsionarem suas vendas na internet. Embora as mídias convencionais surtissem efeito, o alcance era menor e mais lento.

Mídia paga: Conheça o guia completo de mídia paga

Utilizar a mídia paga é uma estratégia inteligente que pode aumentar o volume de vendas e a visibilidade da empresa no mercado. Canais como Google Ads e Facebook Ads têm uma grande audiência junto a diversos públicos que se sentem atraídos por boas campanhas.

A mídia é uma das grandes aliadas da empresa que deseja tornar visível o seu negócio e alavancar boas vendas, pois, quanto maior a visibilidade, maiores as chances de alcançar o público-alvo e atraí-lo.

Conceito é origem da Mídia paga

Todas as estratégias são pensadas e elaboradas com foco voltado para uma exposição com maior evidência, o que pode acelerar a visibilidade e o interesse do público-alvo em conhecer a marca e adquirir produtos ou serviços da empresa anunciante.

A mídia paga nasceu de uma necessidade maior das empresas impulsionarem suas vendas na internet. Embora as mídias convencionais surtissem efeito, o alcance era menor e mais lento.

As ferramentas de grande impacto como Google Ads e o Facebook Ads são algumas das mais eficientes e utilizadas por empresas do mundo inteiro. Com elas é possível desenvolver um relacionamento mais profundo e próximo com o visitante, objetivando que ele se torne um lead, um consumidor e um cliente no futuro.

A relevância do conteúdo nas mídias pagas faz toda diferença e deve ser capaz de gerar maior tráfego.

Vantagens da Mídia paga: aumento de tráfego e visibilidade

Há um volume imenso e contínuo de usuários na internet. Muitos realizam buscas aleatórias e despretensiosas, sem uma motivação de compra eminente. Outros chegam ao site impulsionados por um anúncio de mídia convencional ou indicação de parentes e amigos.

O investimento em mídia paga, no entanto, agrupa diversos tipos de ações para garantir a visibilidade e aumentar o tráfego orgânico.

O ideal é que a empresa crie anúncios segmentados, ou seja, preparar cada anúncio conforme as características da mídia e do potencial público. Dessa forma, a empresa poderá nutrir e gerar leads mais qualificados, baseado em sua jornada de compras.

Uma empresa em início das atividades, ao adotar a mídia paga como estratégia, estimulará um tráfego mais intenso, ainda que não tenha um bom posicionamento ou quantidade elevada de conteúdos relevantes. Entender o mecanismo da mídia paga é importante para definir o modo de abordagem para início do relacionamento com o potencial cliente.

Resultados rápidos

Quando a empresa paga pelos anúncios e divulgação de estratégias, os resultados serão percebidos mais facilmente. Há uma previsibilidade e identificação do tipo de mídia com aceitação do público-alvo em um tempo mais curto e diferente das mídias convencionais.

A estimativa do resultado pode ser definida de acordo com o que é investindo e em que tipo de mídia será investido. São situações distintas que, quando aglutinadas podem apresentar um número expressivo e eficiente, contando com os dados que a mídia paga fornece durante o período.

Identificar e segmentar seu público

É fundamental que a empresa conheça bem o seu público-alvo para direcionar suas ações adequadamente. Sem a identificação e segmentação do público, o risco de gastos desnecessários é grande, assim como a falta do retorno esperado.

Se ainda assim, perceber que é preciso realizar alguma ação para, exatamente, identificar o público, o ideal é fazer um investimento modesto para realizar alguns testes e validações sem comprometer o orçamento.

É essencial pensar que a mídia paga deve ter um direcionamento e uma personificação do público que a empresa deseja atingir. Algumas informações e características podem ser apontadas, mesmo sem a certeza de que se trata do público correto.

Principais canais da Mídia paga

  • Google Ads

A gigante das buscas virtuais ocupa o topo das mídias pagas. O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, é uma plataforma para criação de anúncios pagos, lançada em outubro de 2000.

A ideia de investir em uma plataforma como o Google Ads é a de ranquear nas primeiras posições de busca, considerando as estratégias de SEO — Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas, valendo-se do uso de palavras-chave específicas e estratégicas.

Cada palavra-chave desempenha um papel de extrema importância para o ranqueamento. O bom ranqueamento depende de seu uso adequado e acompanhar a performance nos conteúdos fará com que o investimento seja válido.

  • Facebook Ads

Com uma marca assustadora que ultrapassa os 2 bilhões de usuários ativos, somente no Brasil é possível identificar 102 milhões de usuários conectados diariamente. O Facebook é hoje um dos canais mais importantes para oportunizar negócios e visibilidade a uma empresa.

O Facebook Ads disponibiliza diversos formatos de anúncios para a sua campanha de marketing. Em cada uma delas é possível ir além do conteúdo textual para alcançar um volume maior de audiência.

O mais interessante do Facebook Ads é que você pode segmentar o público e direcionar os anúncios conforme os perfis que sua empresa deseja alcançar. Com o entendimento correto das características de perfil, você terá condições de desenvolver um público ideal para cada anúncio.

  • Instagram Ads

Até bem pouco tempo o Instagram era apenas um redes social de postagens de fotos e vídeos que compartilhavam a vida pessoal, com gostos e preferências das pessoas. São cerca de 800 milhões de usuários ativos mensalmente com alcance de uma visibilidade incrível.

A versão para anúncio já figura como uma das principais estratégias do marketing digital, proporcionando bons negócios a empresas que decidiram utilizar a rede para vender produtos e serviços.

O objetivo do Instagram Ads é criar mídia de performance, com maior ênfase ao campo visual, promovendo compartilhamento de imagens e alta definição e vídeos dinâmicos de curta duração.

O valor pago para anunciar na plataforma varia entre os objetivos e o tempo que a empresa deseja se manter exposta, ou seja, o ideal é planejar a campanha antecipadamente e criar anúncios dinâmicos e visuais, considerando que esse é a essência maior do Instagram.

Como obter sucesso com a Mídia Paga

Os anúncios realizados utilizando a mídia paga devem ter um acompanhamento sistemático do desempenho para mensurar a audiência, a atração e retenção de potenciais clientes, além do engajamento daqueles que já foram convertidos.

Há um desafio diário em vencer a concorrência e criar anúncios que despertem o interesse de visitantes e leads e que apresentem uma proposta de valor para os clientes que se encontram vinculados à marca e esperam sempre por novidades.

Mídia programática

Pensar as estratégias de marketing digital utilizar o melhor que a tecnologia pode oferecer é correr o risco de ficar de fora na corrida por um lugar de relevância no mercado. Os melhores espaços publicitários da atualidade são pagos e acontecem permeados pelas plataformas tecnológicas.

A mídia programática se refere à automação de processamento de compra de mídia e otimização desses espaços para alcançar excelentes resultados. Isso quer dizer que não há interação ou intervenção de pessoas e sim, uma negociação de compra de um perfil público que atenda aos interesses da empresa para veicular os anúncios.

Depois da compra, um painel de controle é disponibilizado permitindo o controle do processo por parte do anunciante, onde se poderá realizar uploads de imagens, oferta de lances no leilão de anúncios do Google como uma finalização automática e eficiente própria ferramenta.

Principais métricas das mídias sociais

  • Facebook Ads

Dentro do processo de mídia paga utilizando um canal como o Facebook, você pode ainda recorrer ao Facebook Insights que disponibiliza diversas informações importantes sobre o desempenho da página da sua empresa.

A relevância das informações será atribuída ao contea xto do que você deseja mensurar e analisar posteriormente, mas os dados estarão disponíveis para consulta sempre que necessário. São eles:

  1. Curtidas: quantas pessoas curtiram a página da sua empresa em um determinado período? Isso vale para mensurar o número de descurtidas, que é ainda mais importante;
  2. Alcance: o número de pessoas que visualizaram qualquer tipo de publicação na sua página demonstra o potencial de alcance de cada postagem, seja de promoções ou busca orgânica;
  3. Publicações: se a empresa publicar algo em um determinado período, será possível verificar como foi a audiência e como os usuários se comportaram, selecionando, inclusive por dias e horários;
  4. Pessoas: talvez esse seja o tópico de análise que mais importe à sua análise. Identificar pessoas através dos dados demográficos tem uma grande importância para o negócio. Conhecer a idade, o gênero, a localidade, possibilita a criação de uma persona mais próxima do seu negócio.
  • Instagram

O Instagram permite uma mediação bem definida de algumas das suas principais interações o público visitante. Vejamos suas métricas:

  1. seguidores: além do número de usuários seguidores de um perfil, a métrica permite analisar informações como: gênero, idade, localização, seguidores por hora e dia;
  2. impressões: toda visualização é contabilizada como uma impressão e a métrica apura o número total de vezes que a sua publicação foi vista, independentemente de ser ou não a primeira visualização de um usuário;
  3. alcance: quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação;
  4. engajamento: o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu;
  5. interações: total de ações e interações ocorridas em um perfil – visitas ao perfil e cliques no link da bio e cliques no call-to-action do perfil.
  • Stories

Para os stories também é possível estabelecer algumas métricas que servem de base para entender como os visitantes e usuários reagem a determinadas postagens.

  1. interações: quantos toques uma história recebeu, incluindo cliques no link;
  2. descoberta: qual o total de contas que foram alcançadas com a história publicada;
  3. toques para voltar: o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo que publicados nos stories;
  4. toques para avançar: o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo das histórias publicadas;
  5. saídas: o número de vezes que um usuário saiu da história;
  6. respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram stories.
  • LinkedIn

O LinkedIn também possui suas métricas específicas, que dimensionam o poder de alcance da mídia e como o público-alvo da sua empresa se relaciona com ela. Basta clicar no campo “Análise” para obter as informações a seguir:

visitantes: são os visitantes únicos e visualizações da página em um período, em dispositivos móveis e computadores. Nesse campo você conseguirá verificar os dados demográficos como função, país, região, nível de experiência, setor e tamanho da empresa;

atualizações: qual o número total de pessoas que gostaram, comentaram, compartilharam e passaram a seguir sua empresa nos últimos 30 dias;

seguidores: número de usuários que seguiram a página da sua empresa. É possível analisar considerando a demografia: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.

  • Twitter Analytics

Sua empresa também pode usar o Twitter como uma estratégia a mais para impulsionar o negócio e alcançar um potencial grande de novos clientes além de fortalecer os laços com aqueles já vinculados à sua marca.

Para analisar os dados gerados pelo Twitter Analytics você só precisa ir até o campo estatísticas e obter o resultado que precisa.

Lá você vai encontrar informações sobre o perfil, o número de menções recebidas pela sua empresa, as visitas ao perfil e impressões dos tweets — é possível identificar o seguidor e menção que mais se destacaram em um período.

Se você clicar na aba “Públicos” poderá conferir informações relevantes sobre os seguidores como interesses, sexo, idade, operadora de celular utilizada, sendo possível comparar o perfil do seu público com o de uma empresa da concorrência, por exemplo.

  • Youtube Analytics

Embora esteja relacionado na última posição das métricas o YouTube é um dos canais de maior visibilidade e dispõe também de uma ferramenta Analytics para mensurar a performance da mídia.

Nela é possível analisar dados sobre as visualizações, os seguidores, os likes e o tempo que o usuário passou assistindo aos vídeos. A métrica permite ainda um entendimento sobre as preferências dos usuários considerando os vídeos assistidos e a identificação de um perfil específico para o público da sua empresa.

Como percebemos, a mídia paga tem um alto poder de audiência que deve ser explorado, analisando o custo-benefício de sua utilização. É fundamental segmentar o público e utilizar os canais de forma estratégica para despertar o interesse do visitante, transformá-lo em um lead bem qualificado para aumentar as chances de conversão.

São ações de médio e longo prazo que determinam a capacidade de uma empresa em produzir bons conteúdos, que sejam relevantes para um público ainda em formação. Contar com especialista pode ajudar sua empresa a escolher as melhores mídias pagas para evitar um gasto desnecessário.

E então…

Para promover melhor seus negócios e aumentar as chances de vendas, as empresas, cada vez mais, têm investido em mídias pagas, ou seja, pagando para veicular anúncios em canais com maior potencial alcance e audiência, visando o impulsionamento da marca. Coloque em pratica na sua empresa também.

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