5 Tendências para ficar de olho em 2021

Marketing Digital: 5 tendências para ficar de olho em 2021

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças nos planejamentos em marketing digital e isso todos nós sabemos e notamos no nosso dia a dia, a sempre tradicional análise de tendências para o mercado no ano a seguir tem um componente a mais para 2021. As consequências emocionais e financeiras fizeram com que profissionais precisassem pensar seus planejamentos sob uma ótica particular, como a sucessão de um período atípico tanto para os negócios quanto na vida particular de seus possíveis clientes.

O “novo normal” para o setor, principalmente no B2C, já deu seus sinais: segundo o estudo publicado pela CMO Survey em junho, feito a partir de levantamentos com profissionais de marketing, 84% dos consumidores se declararam mais abertos às experiências de comércio digital, mas 67,2% ressaltaram que pretendiam diminuir o volume de compras, sendo que 43,3% só consumiriam se houvesse alguma promoção ou abatimento de preços. E ainda assim, o período de fim de ano, com Black Friday e compras de Natal, mostrou perspectivas de crescimento.

2021 será, portanto, o momento de retomada.

Para além do varejo, o marketing digital terá um período de readequações, seja pelas formas de abordagem a possíveis clientes, seja pelas possibilidades de ferramentas e soluções à disposição. Abaixo, cinco tendências que profissionais do segmento e interessados em investir em marketing digital devem estar atentos para um atípico ano novo:

Adaptação ao “novo normal”

É inegável que o contexto da pandemia mudou hábitos de consumo. As vendas, geralmente focadas em períodos específicos (como a Black Friday) ou para um público pré-definido, agora se tornaram mais usuais e dentro do cotidiano de um grupo maior de possíveis consumidores, principalmente para o B2C.

Aumento no investimento em inteligência artificial

Chatbots e atendentes virtuais são apenas o início das muitas possibilidades em que a inteligência artificial poderá atuar na relação com o consumidor. Embora não sejam uma novidade, os recursos vieram para ficar, com processos de machine learning cada vez mais sofisticados e que tornam a interação mais precisa. São muitos benefícios, desde a geração de leads, a partir da coleta de dados, até a possibilidade de ter sua empresa em operação em tempo integral.

Relacionamento com o usuário/consumidor

Outra tendência que não chega a ser totalmente nova, mas que a cada ano tem suas possibilidades aumentadas: o marketing interativo. Adicionar elementos de contato direto em sites e redes sociais é agregar valor às visitas, além de poder ser uma fonte de retenção de dados.

Abordagem de nichos específicos

O marketing de influência é uma tática bastante difundida e efetiva, mas há maneiras de aprimorá-lo. A tendência de especialistas é também investir nos chamados: “micro influenciadores”, com seguidores mais fiéis e segmentados – ao invés de pensar em atingir um público muito amplo, pode-se focar em quem a taxa de conversão será mais efetiva. Isso torna

mais fácil encontrar públicos-alvo, quem realmente está interessado em seu produto ou serviço. Um primeiro passo é entender quem são esses influenciadores em sua área de atuação e como eles abordam este público que lhe interessa.

Explorar recursos visuais

Fotos e vídeos têm grande apelo com o público, e 2020 mostrou como recursos de imagens tendem a se reinventar constantemente. As lives foram grandes geradoras de conteúdo no ano, com grandes marcas apostando em programas de produção robusta na Black Friday. Também é um caminho sem volta: além do YouTube, do Instagram Live e do Facebook Live, para ficar nas plataformas mais usuais, até o LinkedIn tem possibilitado gerar esse tipo de conteúdo.

 Então, se você gostou do nosso conteúdo, siga essas dicas. Nós da Infinitto, podemos te ajudar!

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