Entenda como funciona o comportamento do consumidor no marketing digital

Comportamento do consumidor no Marketing Digital

Para que você entenda o comportamento do consumidor no marketing digital, devemos começar observando a forma como as pessoas, grupos ou empresas procuram e consomem produtos e serviços, bem como o que devem considerar na hora de escolher uma marca e buscar com atenção às melhores oportunidades para aumentar as vendas.

O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra.

Para o marketing digital e convencional, este é um conceito muito valioso, que permite estudar cada etapa do processo de compra do cliente e suas motivações.

Com a competição cada vez mais acirrada do mercado, encontrar uma forma de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores não é mais apenas ser diferente, mas uma condição necessária para que a empresa se mantenha cada vez mais forte. Existem alguns fatores do marketing digital que influenciam diretamente no comportamento do consumidor, que são:

Fatores demográficos e culturais

Antes de definir o perfil do público-alvo da campanha, os fatores demográficos costumam ser estudados primeiro, pois incluem dados e informações importantes. Isso envolve:

  • classe social;
  • faixa etária;
  • gênero;
  • estado civil.
  • Fatores psicológicos

Sem estudo psicológico é impossível falar sobre o comportamento do consumidor. Os fatores psicológicos são, o estado emocional, as características da personalidade e os padrões de pensamento e comportamento que envolvem todo o processo de compra.

A publicidade não é novidade na exploração de pessoas inconscientes para inspirar aspirações para seus produtos e serviços.

Estágio da vida

Cada um de nós passa por todas as fases da vida, desde a infância, até a melhor idade. Em cada estágio, teremos diferentes tipos de experiências, e essas experiências afetarão diretamente nosso estilo de vida.

Dependendo do estágio em que nos encontramos, nossas prioridades e hábitos de consumo podem mudar muito, e mudarão de acordo com cada ciclo de experiência que passarmos.

E então…

Como um todo, o marketing digital alavancou um conjunto de oportunidades funcionando como instrumento de sucesso dentro das empresas, em suas estratégias operacionais, no meio de comunicação organizacional e entre fornecedores, bem como um instrumento na captação de novos clientes, na fidelização dos mesmos e garantindo dessa forma a realização do consumidor final.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, siga essas dicas. Nós da Infinitto, podemos te ajudar!

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários