Para alguns, fala-se de fidelização do cliente quando um cliente só compra de marcas específicas. Por exemplo, você compra tênis de uma mesma marca religiosamente, mesmo não sendo a opção mais conveniente ou a mais barata.

Como manter seus clientes e vender mais

Difícil encontrar um negócio que não esteja em busca do objetivo de fidelizar clientes, não é mesmo?

Saber como fidelizar clientes tornou-se imperativo para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, especialmente em razão de um mercado saturado de produtos ou serviços semelhantes ao seu.

Mas é importante entender que essa fidelização vai além de oferecer um produto de qualidade. É preciso gerar engajamento, criar valor, estreitar o relacionamento com uma comunicação objetiva e transparente, superar as expectativas e garantir o sucesso do cliente.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de cliente pode ser definida como uma espécie de termômetro, que mede a probabilidade de consumidores fazerem negócios com a marca de forma contínua e repetida.

Para alguns, fala-se de fidelização do cliente quando um cliente só compra de marcas específicas. Por exemplo, você compra tênis de uma mesma marca religiosamente, mesmo não sendo a opção mais conveniente ou a mais barata.

Já outros dizem que a fidelidade do cliente nem sempre está refletida na quantidade de compras, mas em como as pessoas defendem e indicam certa marca para seus conhecidos.

Seja como for, cabe a cada empresa decidir como define essa fidelização, se é com base no tamanho ou na frequência dos negócios, se é com base na lealdade com a marca ou de acordo com o engajamento existente entre ela e seu público.

Oportunidades de vendas

Clientes fiéis confiam em você para fornecer produtos ou serviços de qualidade, além de um bom atendimento ao cliente.

Isso cria a oportunidade perfeita para atender às necessidades deles, identificando outros produtos que a empresa oferece, que se casam perfeitamente com essas necessidades e que, por isso, podem ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos.

A tática pode aumentar o seu volume de vendas sem que seja preciso se concentrar demais em atrair novos clientes.

Marketing boca a boca

Clientes fiéis acabam tornando-se verdadeiros embaixadores da marca.

Ao proporcionar a eles uma experiência positiva, é mais provável que compartilhem essa experiência com amigos e familiares.

Partindo da ideia de que a maioria das pessoas são influenciadas por outras que conhecem, seus clientes fiéis oferecem à sua marca um avanço positivo quando se trata de quem não está familiarizado com o seu negócio ainda.

O que fideliza o cliente?

Selecionamos algumas práticas que certamente irão facilitar o caminho da sua empresa até o coração e a mente dos seus clientes.

  • Oferecer uma experiência de consumo exclusiva
  • Ter um atendimento ao cliente de qualidade
  • Empatia e personalização durante a venda
  • Comunicação clara e objetiva
  • Programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivos
  • Equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente
  • Saber aceitar críticas e sugestões dos clientes.

Para conseguir fidelizar e reter seus clientes, é preciso criar um bom relacionamento com eles e gerar a confiança necessária para que se sintam seguros a voltar e fazer outros negócios com a empresa.

O importante é deixar claro para o cliente que você não está apenas tentando empurrar mais um produto para ele, mas que, na verdade, você procura se antecipar às suas necessidades e se preocupa com a sua satisfação e sucesso.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, siga essas dicas. Nós da Infinitto, podemos te ajudar!

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