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6 benefícios do Inbound Marketing para empresas B2B

É bastante provável que você já tenha se deparado com o termo Inbound Marketing durante algum processo comercial ou mesmo durante algum planejamento, não é mesmo? Mas você sabe o que ele realmente significa? Quais os benefícios do Inbound Marketing?

Continue lendo, vou te explicar os benefícios do inbound marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, pode ser definido como uma estratégia que visa atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.

Mas, antes de falarmos mais especificamente sobre os benefícios do Inbound Marketing, vamos entender qual a diferença dessa estratégia com outras estratégias de marketing.

Inbound ou Outbound: qual a diferença?

Como já falamos aqui, a estratégia de Inbound é responsável pela atração e conversão de novos leads através de conteúdos que sejam funcionais e pertinentes para um público específico.

Já o outbound, ou marketing tradicional, como também é conhecido, consiste em atrair e converter clientes com ações que interrompem uma experiência. Como comerciais de televisão, panfletagem nas ruas ou ligações de telemarketing.

Como fazer com que esse público cansado de propagandas se interesse pelos seus produtos? Entregando conteúdo que agregue aos conhecimentos e experiências dessas pessoas e educando-os sobre como seu produto/serviço pode ajudá-los.

Dessa forma, agora que já entendemos a diferença entre as duas estratégias, vamos falar sobre os 6 benefícios do inbound marketing e explicar melhor cada um deles.

1 – Alcançar o público certo

Um grande benefício de uma boa estratégia de inbound é a possibilidade de aumentar o público que entra em contato com a sua empresa através dos conteúdos produzidos. Ou seja, pessoas que realmente estão interessadas naquilo que você oferece.

Ao invés de atrair um público genérico que dificilmente irá comprar de você, a estratégia de inbound marketing vai atrair potenciais compradores que já estão educados sobre suas soluções. Tudo isso graças a uma comunicação personalizada nas necessidades do cliente que é melhor para seu negócio.

2 – Maior poder de persuasão Um elemento muito importante na área de vendas é a capacidade de persuasão. Vender não é uma tarefa fácil, por isso, quanto mais convincente e persuasivo for o vendedor maiores serão as chances de que a compra realmente seja efetuada.

Com o uso do inbound marketing você tem maior poder de convencimento, já que fornece conteúdos baseados em dados consolidados para atrair um cliente. Com esse processo, o seu lead recebe exatamente a informação que necessita para entender o valor da sua solução e fechar uma compra.

A trajetória de relacionamento com esse potencial comprador contribui diretamente para o resultado final da venda. O relacionamento criado durante toda a jornada do cliente é decisivo para o momento da compra.

3 – Redução de custo na atração de novas oportunidades

Pensando no marketing tradicional, manter uma marca em destaque na vida dos consumidores custava muito para as empresas, ainda que não seja tão vantajoso em relação aos meios digitais.

Em contrapartida, atualmente, com o uso do inbound marketing todo e qualquer negócio tem a possibilidade de atingir altos níveis de relevância em plataformas digitais com um investimento muito menor.

Nesse caso, a redução de custos se dá porque as outras formas de marketing exigem investimentos muito altos: espaço em outdoors, comerciais na tv aberta e mídia paga na internet são grandes exemplos disso.

O Inbound, por outro lado, gera tráfego orgânico, sendo necessário apenas uma equipe que produza e distribua esses conteúdos nos diferentes canais do seu negócio.

Dessa forma, é possível otimizar tempo e recursos investindo apenas em novas oportunidades que apresentam maior chance de serem convertidas pela equipe de vendas.

4 – Aumento da presença da sua empresa nos meios digitais

Nos dias atuais ter uma boa presença digital é imprescindível para qualquer negócio e isso vai muito além do que apenas fazer sucesso nas redes sociais. É necessário entender onde o seu público-alvo está e como se conectar genuinamente com ele.

Essa jornada é fundamental para envolver e cativar o seu público. Só assim é possível estruturar uma estratégia digital para reter e fidelizar clientes.

Ou seja, através do inbound marketing é possível garantir reconhecimento e valorização de uma marca no universo digital para atingir mais pessoas.

Além disso, a internet já deixou de ser um espaço de lazer faz tempo.

5 – Com o Inbound marketing você posiciona sua marca como autoridade

Um dos grandes benefícios do inbound marketing é que por meio dele é possível posicionar a sua empresa como autoridade em algum assunto através da produção de conteúdos relevantes e atrativos para a sua persona.

Como já falamos anteriormente, com essa estratégia é possível entregar valor ao mesmo tempo em que consolida-se como líder ou autoridade no assunto de interesse.

Através do marketing de conteúdo, é possível produzir materiais adaptados às necessidades de cada cliente. Ao fazer isso, sua empresa demonstra ao cliente que, possui autoridade para ajudá-lo a resolver aquela dificuldade.

6 – O aumento das oportunidades de vendas

Até aqui pudemos perceber que existem muitos benefícios na aplicação do inbound no seu dia a dia, entre eles podemos destacar:

Uma comunicação personalizada com a sua persona;

Aumento do alcance da marca nos meios digitais;

Maior identificação da empresa na mente do consumidor;

Fidelização do cliente por meio da construção de autoridade em determinado assunto abordado nas estratégias de conteúdo.

Esses benefícios consequentemente contribuem para o crescimento da margem de lucro do seu negócio. Por isso, podemos afirmar que, o uso das práticas de inbound marketing contribui para que você venda mais, realizando assim, o sonho de todo profissional de marketing.

O aumento acontece pois os clientes vêm até você enxergando valor na sua marca, te procuram porque reconhecem o seu serviço e não estão à procura de algo de baixa qualidade.

Essa nova percepção do cliente permite que você venda mais, ainda que tenha valores superiores aos de seus concorrentes.

Mesmo assimilando tudo, ainda é preciso um bom profissional para seguir rumo ao sucesso. Quer ajuda para implementá-lo na sua empresa? Nós da Infinitto, podemos te ajudar!

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